Na sociedade capitalista desencantada, onde tudo é
transformado em mercadoria com preço estandardizado, onde através de mensagens
subliminares, incitando ao entorpecido ouvinte ou telespectador a consumir por
consumir, onde pela insistência de uma receita 'consagrada',
um best-seller ou uma canção que "emplacou", e por
isso tem sido tocada nas rádios de forma totalizante, sufocando a emergência de
novos ritmos, por serem novos e não possuírem apelos de mercado a cultura
torna-se medíocre, empobrecendo ouvires e olhares.
Tudo atende aos
imperativos mercadológicos, se insere no sistema, é parte de uma ideologia a
qual é impercebida por uma platéia idiotizada, que se submete a ilusão da
novela, perde o referencial reflexivo de sua condição de oprimida,
transformando-se em uma massa disforme de pão moldada pelo padeiro da indústria
cultural.
Tal condição se
manifesta ao inviabilizar movimentos,que não atendem aos imperativos de
valoração mercadológica das 'commodities' culturais contra àqueles os quais
defendem a cultura como patrimônio intangível, alma de um povo sua
identidade,não de meros consumidores , mas parte da nação à qual se identificam
em sua conjuntura espacial de destino,na leitura plural de suas manifestações.
É dado relevante a cooptação por parte dos mecanismos de
mercado daqueles agentes contestadores do 'status quo' os quais são absorvidos oferecendo restrito
espaço de manifestação, de visibilidade de sua mensagem, castrando e domesticando sua palavra e práxis.
Como deve ser
fabricado e quem fabricará o espelho da suposta identidade, isso de fato é
substantivo para a elite intelectual globalizada, da 'world music ' e de
maneira geral do que vem a ser' típico' do Brasil.
O meio
transformou-se em mensagem, a arte, heméticamente apreciada pelos meios cultivados
ou aquilo que explode no coração da massa na base da raça como traço de uma
civilização tropical e miscigenada, pluriétnica, a qual parcela bem-nascida
começa a não torcer tanto o nariz.
Quem definirá o
que é cultura, o Estado ou o Mercado, construir o edifício da consciência
crítica ou trangenizar cultura com entretenimento, idéia contrabandeada no riso
ou dormindo em meio ao bombardeio de imagens.
A abertura para o
diálogo com os sotaques e temperos brasileiros e latino-americanos, enfim o
banquete onde o alimento é oferecido ou cai adicto ou ainda nossa dieta básica
com o veneno da ideologia no sabor insosso de uma "junk food ".
Precisar lutar com
fundas e pedras contra tanques, uma atividade artesanal contra uma indústria e
fetiche que determina padrões não apenas
às esfarrapadas periferias do planeta, também na Europa, impõe cotasà
discriminação e sobretudo a monumental assimetria em protesto contra o
"dumping" , que se valendo dos argumentos mercadológicos
transnacionais precisam salvaguardar a produção local e o multi-lateralismo
cultural nessa guerra por hegemonia, onde mitos e folclore ao invés de vir se amalgamar a substância local termina por
anular a expressão da voz nativa.
A visibilidade da
alma de um povo trazendo o reflexo da própria imagem , vínculo entre o povo e
usa história seu destino comum como nação singular.
O dirigismo
estatal pode levar tanto a criação de uma imagem deformada e panfletária,
quanto a partir da discussão da identidade formar o nacional a partir da
polifonia multi-cultural e não na moldura de um neo-realismo socialista ou a falsificação teatral fascista, mas é
fundamental preparar o caldo de cultura necessário para que a massa saia do
torpor diante de uma linguajem alienígena, bela mas em sua maioria plana de
substância. Que o estado tome partido de seu povo e não do poder, do governo,
levar ao povo a "Kultur " livrando-o da barbárie.
A reflexão e a
busca da sofisticação cognitiva a partir da ânsia por responder as inquietações
que surgem a cada nova descoberta, a cada página virada do cérebro ao ler,
assistir uma peça ou película;escutar a melodia nos tornam mais distantes dos
cães e das amebas.
Entretenimento e
relaxamento, remédio necessário mas em doses cavalares redunda em veneno.Tanta
gente com AVC cognitivo por ser bombardeada do acordar ao dormir ,até quando
pensamos estar nos "informamos "através dos telejornais ,estamos
apenas sendo telespectadores de um 'show' de notícias editadas por interesses
comerciais . Quando lemos encartes culturais
o que de fato estamos diante é de uma campanha publicitária de uma
editora que pertence a um grupo empresarial que detém outros veículos midiáticos.
É um dado da
realidade, a palavra encarquilhada "sistema"e blá, blá,...é pedra se
perpetuando.A sobrevalorização da aparência sobre a essência, para conferir uma
embalagem na mensagem epidérmica é eficaz ,embora deturpe e enfraqueça o
alimento do espírito(a cultura ),entendido como a "massa-cinzenta"
adiposada.
A luz que se
insinua entre as trevas é a opacidade intuiotiva, ou a saturação do espetáculo
por parte da massa , o que se verifica no índice de vendas dos jornais e
revistas , o que leva os patrocinadores e financeiras a por mais brindes em
oferta.
A função do
intelectual é de varrer mitos e por 'mãos à obra ' junto à sociedade
,participando das discussões candentes ,de fundo, da urbe .Cidadão.E não estar
confortavelmente se encastelando, subindo ao topo da montanha para escapar do
Tsunami da esfacelada e animalizada sociedade.
A revolução
burguesa que desaguou no desencantamento do mundo,retirou a cultura dos
palácios e catedrais da veneração dos demiurgos e dos eupatridas para o comum
das gentes . O que assistimos hoje é o retorno farsesco ao escapismo opiácio
espiritual contra as luzes que se mostraram em tal grau de explosões de
tecnologia, claridade e drama termonuclear, que pulverizou a certeza no determinismo libertador da ciência e da
relevância da cultura como patrimônio de uma Nação (Mercado?).
Nação? Cidadãos ou
consumidores? Sem identidade com seu passado indiferentes ao seu futuro;gado
ruminando num presente perpétuo sua ânsia por necessidades supérfluas que
abarrotem sua existência de 'sem-vidas' e 'sem rostos'.
A nata está podre
e pobre de conteúdo por se dobrar à mercadolatria midiocrática, cultura não é
uma commoditie, a utopia reside no povo onde brota a alma da cultura .
Wilson Roberto Nogueira
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